Temos Papa

Difícil Escolha

Caso Bruno

Yoani Sánchez

Yoani Sánchez II

Yoani Sánchez

Yoani Sánchez II

Feliz Aniversário

O Discurso

O Tempo e o Espaço

Rubião, Cabra Macho

Como Viver Bem

O Paciente

Na Sinuca

Véi e Carro Véi

Gramticando

Divino e Maravilhoso

Futebol

Diálogo, Pai e Filho

Tiririca

Caetité

E a Vida Continua...

A Esperança

Festa de Arromaba

Como Viver Bem

Para estar de bem com a vida, a pessoa precisa aprender a tática do bem viver. Quando amar, amar pouco, para, no futuro, se vier a sofrer, sofrer pouco. Amar de jeito nenhum é melhor ainda, porque você se livra de uma vez por todas do risco de vir a sentir alguma emoção. Quem ama ardentemente de todo o coração, quando perde a amada, a dor também é ardente e de todo coração, portanto evite passar por esse sofrimento. Tempo é ouro, ouro é dinheiro e dinheiro é felicidade. Quando se deparar com um amigo na rua, vá logo estendendo a mão, dê um bom dia com um sorriso estampado no rosto. Quando este for retribuir a saudação, você começa logo desarmando o sorriso, fecha a cara e abaixa a vista. O amigo perde a graça, e desconfiado, segue em frente sem lhe roubar seus preciosos segundos. Afinal, você fez a sua parte social, seguindo à risca o manual de boas maneiras praticada na nossa querida sociedade.
Até para telefonar tem que estar com o espírito aguçado. Nunca deve aceitar o segundo lugar na hora de perguntar: Quem está falando? É quase impossível você ser mais rápido do que quem está do outro lado da linha. Mesmo assim, vá em frente. Se você não conseguir ser o primeiro, não desista e retruque: fale você! Eu perguntei primeiro! A outra pessoa vai dizer: não, fui eu! Esse lengalenga pode ir até o dia amanhecer, mas não desista! Não dê o braço a torcer! Não aceite o sofrimento de uma derrota! 
Na realidade, o princípio da sabedoria consiste em viver unico e exclusivamente para si mesmo. Você já viu algum egoísta infeliz ou com culpa? Pois é! O que você ganha em repartir o seu com os outros? Nada! Ainda corre um sério risco de ser chamado de otário. Quando for sair de carro, procure madrugar, de maneira tal que a possibilidade de encontrar um vizinho no ponto de ônibus seja zero. Carona é prejuízo. Você gasta pneus e disco de freio na hora de parar o carro ; reduz a vida útil da poltrona; arrebenta a porta do carro com a força peculiar que todos os caronas têm, e o que é pior: todos os caronas acham que é pura obrigação sua oferecer-lhes carona, sequer agradecem.
A felicidade tem que ser bisbilhotada a toda hora. Neca de fragmentá-la. Ela tem que ser total, ampla e contínua, mas, para isso, você precisa ficar ligado quando for encarar qualquer negócio. Quando se dirigir a uma instituição financeira cuidado para não ficar puto da vida quando o funcionário ficar te mandando de um setor para outro. As agências bancárias tem gerente pras quinze bandas, mas um só é que resolve a parada. Este, por sinal, ninguém acha. Os outros têm pose de gerente, indumentária de gerente, crachá de gerente, sorriso de gerente, vocabulário de gerente, tudo de gerente, menos o poder de decisão.
Estar atento é preciso para não chorar suas próprias mazelas. A autocompaixão é uma droga, uma muralha de lembranças frustradas dando a impressão que a vida acabou, que tudo perdeu o sentido. Quando assim estiver se sentindo, ligue a televisão e vejam como as pessoas são felizes e chegam até ser celebridade pelo simples fato de ter barriga tanquinho e os beiços estufados com botox.
Lembre-se, dinheiro traz felicidade mesmo, e quando vai embora leva, por isso procure o isolamento, não atenda o telefone e nem dê trela para os amigos, eles podem aproveitar esse seu momento de fraqueza para pedir dinheiro emprestado, e como é de costume, não paga.
Vale tudo para viver bem, caia fora do sofrimento. O sofrimento tem suas armadilhas, e tomando atitude simples como as que foram mencionadas acima, você vai encontrar alegria de viver sem recorrer as fantasias, aos profissionais da mente e muito menos sem encher o rabo de pinga.


Nome:

E-Mail:

Título da Crônica

Publicar Comentário.